16 September 2010

Bom conselho

Nunca pergunte se uma mulher está grávida, ela pode estar apenas gorda. Além disso, o assunto não é da sua conta.

E tem mais. Bons conselhos são assim, de graça mesmo. É balela aquele negócio de dizer que se conselho fosse bom ninguém dava de graça. Dá sim, e muito. Também há os que são bons e pagos, mas não é exclusividade destes serem úteis.

Aliás, se alguém quiser lhe cobrar para dar conselhos, procure ver a vida da pessoa, se ela está respaldada para lhe aconselhar.

Por exemplo, um terapeuta financeiro, espera-se, deve estar sempre bem financeiramente, não é mesmo? Outro, dia destes, vi um padre na TV dando conselhos relativos a vida sexual de pessoas. Tem dó, não é mesmo? Se ele realmente entendesse do assunto seria um padre muito safado, concordam? E se não entende também é safado porque mentiroso. Porque safado? Porque aos padres é vedada a prática sexual e sendo vedada a prática qual o respaldo da teoria eventualmente estudada por eles?

E, por favor, entendam bem. Estar respaldado não quer dizer que foi bem sucedido na matéria objeto do conselho. Alguém que tenha se ferrado completamente pode dar ótimos conselhos sobre como não fazer certas coisas. Um preso, por exemplo, pode perfeitamente orientar pessoas livres sobre os incômodos de serem pegas por delitos puníveis com cadeia.

Retomando o caso do terapeuta financeiro, se ele for um sem grana, estará apto a informar sobre como ir mais rapidamente à derrocada financeira, caminho que o aconselhado deverá, então, evitar.
Embora aqui no Brasil esteja em desuso a audição de pessoas mais velhas, lembre-se de que, querendo você ou não, elas têm mais tempo de vida. Isto garante que, seja pelos erros delas, seja pelos acertos, têm mais experiência que pessoas mais novas. Então, procure aprender com pessoas mais velhas, mormente com seu pai, mãe, avós, tios, etc. Cuidado com irmãos mais velhos, costumam ser ciumentos e autoritários. Mas não despreze a experiência deles.

E por aí vai a coisa. Então, quando alguém vier dando conselhos, se você tiver certeza de que esse alguém não está apenas querendo encher seu saco ou dominá-lo, ouça com atenção e pense bem no assunto.