Bacon de Verulâmio Instauratio Magna????
Fiquei curioso quanto a estas palavras que aparecem antes da palavra "Prefácio". Vi aqui na Internet que há dois nomes nesse título: um é o nome de um filósofo chamado Bacon de Verulâmio, o outro nome, Instauratio Magna, é o nome dado a uma obra sua, "Grande restauração", que continha idéias sobre novo método de abordagem do como conhecer o mundo.(1)
Aparentemente, Kant quis se referir a essa obra em seu prefácio. Posso adiantar, do que li na Wikipedia (op cit.) e baseado na leitura preliminar que fiz da Crítica da Razão Pura ora em exame, que Kant contrariou frontalmente idéias de Bacon, se não todas pelo menos algumas, posto que este partiu de fatos observados e considcerados como dados em si mesmos, coisa que Kant descarta, pois sua posição é de que só conhecemos os fenômenos, aquilo que nos é permitido abordar pela via da razão.
Para encerrar essa dúvida sobre o porque de aparecer o nome do Bacon e sua obra antepostos ao prefácio do livro do Kant, vamos olhar duas datas. A da primeira edição, conforme consta da tradução em exame, 1781 e o período de vida do Bacon, 1561-1626. Portanto a obra de Bacon antecedeu a de Kant em pelo menos 150 anos, ou seja a obra de Bacon esteve sujeita à crítica de Kant.
Muito bem, vamos agora ao conteúdo do Prefácio de Kant à sua Crítica da Razão Pura. De saída, sei lá por que, ele diz que vai guardar silêncio quanto a si. Todavia diz que que enunciará seu objetivo porque quer que as pessoas entendam esse objetivo como missão "verdadeira" e não como opinião "mera". Ele diz querer que as pessoas entendam que ele está lançando mesmo "...as bases do bem-estar e grandeza do gênero humano." e não "...as bases de alguma seita ou dogma" e que sua "Instauratio" representa "...o fim e o arremate de um erro ilimitado." É difícil não pensar que ele realmente está se referindo e criticando a obra de Bacon. O erro ilimitado seria justamente a proposição do Bacon, relativa ao método indutivo citado pela Wikipedia (op cit.)?
Posteriormente cheguei à conclusão de que Kant apenas homenageou o Bacon colocando o prefácio da Instauratio Magna na abertura de sua, do Kant, Crítica da Razão Pura.
(1) WIKIPEDIA A ENCICOLPÉDIA LIVRE. Francis Bacon (filósofo). http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon_(filosofo). Acesso em 07 mar 2007, 21:12
07 March 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment