04 March 2009

O erro 6l9

Pouco antes de me colocar em retiro e meditação na Praia do Murubira, Ilha do Mosqueiro, a 60 quilômetros de Belém – Pará – Brasil, procurei me informar minimamente sobre como poderia acessar a Internet, pois não queria me isolar dos meus contatos cibernéticos.

Ignorei a dica de um dos meus amigos inteligentes que disse ter feito lá uma avaliação em termos de custo x benefício e optei por um mini modem TIM-Web, pois toda minha família em Belém utiliza o celular dessa Empresa e calculei que ficando dentro da plataforma TIM teríamos mais facilidades. A comunicação entre usuários de produto de uma só empresa, em prencípio, princípio que adoto, é mais fácil do que entre usuários de produtos de empresas diferentes.

Tudo certo. O funcionário da TIM me garantiu verbalmente que onde houvesse celular dela funcionando o mini modem também funcionaria. O que ele não me disse, mas uma colega dele disse depois, quando, anteontem, precisei recorrer ao atendimento pessoal da TIM, é que não havia cobertura da TIM em 3G para a Ilha do Mosqueiro. Não entendo de “3G’s”, mas sei que não ter isso é não ter, também, velocidade decente nos uploads e downloads, vale dizer, eu estava com uma internet a rádio super-hiper-lenta, coisa que sempre temi nesta minha vida de abusuário.


Mesmo assim consegui trabalhar com o tal mini modem por dois meses. Anteontem o bichinho não punha a Internet no ar nem por reza braba. Recusou-se a me conectar à rede dizendo ora que eu não estava autorizado a isso, ora que havia “erro 101:Falha na Conexão. Pressione F1 e consulte a resolução de problemas”. Segui todos os rituais que aprendi nos meus mais de 30 anos de curiosidade em computação, desliguei e liguei de novo, troquei de tomada USB, enfim, todos os rituais de usuário, e nada.

Contatei a TIM pelo *144 e após passar pela barreira dos “clique um se isto, clique dois se aquilo, ....,” fui atendido por uma mulher, de voz jovial e que, aparentemente, ia consultando lá algum manual enquanto me orientava. Mas ela fez tudo com muita competência que rimou perfeitamente com paciência, de modo que, seguindo a orientação dela, pude desinstalar o software e instalar de novo incluindo modificações em alguns parâmetros. Mas o mini modem permaneceu piscando sua luz verde, impassível. Nada de entrar na Internet. Após umas duas horas de atendimento a moça deu por esgotados seus recursos e me passou o telefone do fabricante do mini modem, a Huawei. Tudo o que era possível fazer havíamos feito.

Mas senti que o encaminhamento para a Huawei foi algo natural, corriqueiro, coisa de rotina mesmo, nada de excepcional. Até indaguei se, talvez, não houvesse alguma relação com o fato de ter entrado em funcionamento anteontem a portabilidade de números de celulares, mas ela descartou.

A Huawei também me fez passar por pequena barreira de “clique um para isto clique dois para aquilo” – pequena barreira, não chega nem perto do atendimento do cartão de crédito do BB/Visa por telefone – e orientou no sentido de que eu acessasse o site deles e baixasse um arquivo de orientações para corrigir o erro 619 que é o mesmo 101, sendo que este último é informado pelo sistema TIM-web mas não consta da lista de erros do help dele mesmo .

Tudo bem, peguei o carro da minha mulher – o meu estava sem bateria, roubada no fim de semana – e fui procurar na vila uma dessas lan houses ou cyber cafés, já que na praia onde me encontro, badalada nas festas e no verão daqui, é um ermo nestes dias de pós carnaval.

Na lan house ou cyber café descobri que a pessoa que me atendera na Huawei me dera endereço errado na Internet, pequeno erro, nada que São Google não resolvesse. Gastei três horas lá, mas baixei três arquivos, dois que se propunham a consertar o erro 6l9 e um orientador passo a passo. Estão ali, guardadinhos no meu pen drive. Um é zipado, espero não encontrar resistências para deszipar ele. Meu computador tem personalidade reticente já. Preciso formatar o HD – hard disc dele. Humm! Há 25 anos esses HD seriam chamados de disco Winchester .

Bem, ontem, lá pelo meio dia, quando eu ia iniciar os procedimentos para o tal conserto do tal erro 619, uma aventura, mesmo para quem já programou em COBOL, Basic, Rexx, Dbase II e etc, o mini modem botou a Internet no ar normalmente, como se nada daquela novela tivesse acontecido.

2 comments:

Lucas R. Maruo said...

Ola, por acaso você não tem as URL's para os arquivos da Huawei? Estou com um modem E160 que apresenta a mesma falha.

Grato pela atenção,

Fernando Rabelo de Souza said...

Prezado Lucas, só hoje, 20.03.11 li sua pergunta. Infelizmente não tenho a informação que você
precisava, nem sei como obtê-la.
Na expectativa de que você já tenha resolvido o problema, peço, sinceramente, desculpas pela demora.