16 March 2011
Energia nuclear para gerar energia elétrica
Usinas atômicas para gerar energia elétrica ilustram a estranha capacidade humana de construir objetos cuja natureza dos componentes é em grande parte desconhecida dos próprios construtores.
A sofisiticação delas - das usinas - está no modo de fazer a fogueira para aquecer água. O resto é atualização da velha máquina a vapor fazendo girar bobinas de fios metálicos. Você mesmo pode ver e confirmar isso em sites da Internet.
Todavia, se saber completo fosse pré requisito de qualquer construção humana, e devido a incompletude desse saber, concluiríamos que o ser humano nada deveria construir, ou seja, não existiria humanos na terra.
Então, mesmo em face do estranhamento diante da capacidade de construir sem saber direito da natureza dos componentes, obrigo-me a aceitar o fato de que tais construções são necessárias à vida humana.
Quando digo, porém, "tais construções", naturalmente que não estou endossando todas as construções. Algumas delas - e teríamos de focalizar cada uma -, são não apenas desnecessárias, mas perigosas demais para serem aceitas entre nós.
Parece ser esse o caso das usinas atômicas usadas para mover máquinas geradoras de energia elétrica.
Ora, ora, temos aqui um sábio que demonstra claramente que não deveríamos construir usinas atômicas?
Bem, agora vamos ter de admitir outros estranhamentos relativos a capacidades humanas.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment