26 November 2011

Metodologia Científica

Experimentação é um dos pilares da ciência.   A possibilidade de reproduzir relações de causa/efeito, geralmente em situações controladas e semelhantes entre si, é, em resumo, o que se poderia chamar de experimento científico. 

Pois bem, eu disse situações controladas e semelhantes entre si.   Semelhante é aquilo que é parecido, quase igual.  Pois há quem acredite que iguais condições de iluminação, umidade, temperatura e pressão, por exemplo, sejam situações semelhantes.  Na verdade, há mesmo em ciência quem acredite piamente que se possa reproduzir eventos em situações iguais a outras anteriormente já ocorridas.  Isto é um mito.

 

Mito porque não há situações iguais, ainda que me seja obrigatório, por razões práticas, admitir semelhanças.  A cada momento o sol, a lua, a terra e toda a infinidade de astros do universo se move ao sabor de forças incompreensíveis e inimagináveis.  O mesmo ocorre na micro matéria ou, se preferirem, na micro energia.  Eu, meu licor de muruci, você, os objetos todos, tudo vai mudando em direção ao desconhecido.

 

Portanto, verdades científicas, como todo cientista sabe ou deveria saber, não passam de aproximações mais ou menos grosseiras, na medida em que o conhecido agora já está desatualizado em face ao invevitável movimento do mundo, seja o mundo macro, seja o mundo micro.

No comments: