Passei horas e horas procurando por informações que pudessem me ajudar a resolver o problema diabetes, que eu sabia ser terrível, mas ainda não conhecia direito.
Impressionaram-me vivamente os vídeos dos médicos Dr Labrada e Dr Lair Ribeiro e os escritos do Dr Souto.
Eu já havia encontrado, antes, muitas coisas na Internet. Por exemplo, como fazer um canhão de ar comprimido ou consertar a injeção de meu carro velho. Agora, porém, a coisa era muito mais importante, mais séria.
Aconteceu, todavia, que a Internet foi melhor do que eu esperava. Tudo que eu precisava estava ali com sobras.
A primeira pessoa que me impressionou vivamente foi o doutor Labrada. Seus vídeos, além de serem muito interessantes do ponto de vista motivacional, têm muitas informações sobre a questões de saúde e estilo de vida.
Uma fala dele que me marcou muito foi a conclusão de um dos seus vídeos, em que ele diz "- Cambia tu vida!", orientando as pessoas a não se apegarem a estilo de vida que já se esgotara e as levara aos braços da diabetes tipo 2 ou ao rol das pessoas com excesso de peso.
Outra pessoa que eu tive a felicidade de encontrar, logo nas minhas primeiras buscas, foi o Dr Lair Ribeiro.
Ele me parece um grande vendedor de vídeos do YouTube, mas ele é muito inteligente e persuasivo e o que ele diz quase sempre faz sentido. Por exemplo, estas palavras dele me impressionaram profundamente: " - É um crime receitar remédios para pessoas diabéticas". Isso ele diz em acréscimo ao entendimento de que, sendo a DB 2 doença nutricional, é por essa via, da nutrição, que se deve tratá-la.
Mais ainda, ele informava que nas escolas de medicina não se estuda nutrição e que um médico normal aprendia nutrição pelos mesmos meios que aprendem as pessoas não médicas.
A terceira pessoa que eu tive a felicidade de encontrar foi o Dr José Carlos Stumpf Souto.
Naqueles dias eu ainda não conhecia o trabalho monumental que ele vinha realizando desde 2012, por meio de seu blog, palestras, entrevistas e participações em podcasts.
Assim como os dois outros, o Dr Souto é muito famoso e tem milhares de seguidores acompanhando seu blog. Uma diferença interessante em relação aos outros dois é que Dr Souto praticamente não fazia vídeos, embora esteja em muitos participando ativamente na divulgação da dieta Lowcarb.
Ele até criou uma associação para atuar institucionalmente no campo da Lowcarb, ABLC - Associação Brasileira Lowcarb, da qual sou alegre filiado.
Uma das atividades que ele realiza no seu blog é analizar textos de trabalhos publicados em periódicos científicos.
Ouvi-lo é saborear a objetividade, correção e coerência possíveis na crítica a complexas divulgações sobre diabetes e obesidade. Usa e dá aula de método científico na prática ao abordar seus focos de estudo.
Quem precisar de informações sobre aqueles temas certamente usufruirá muito do que contém o Blog do Dr Souto.
Ele, junto com outro grande médico, Dr Bonemy, ministraram alguns cursos on line sobre diabetes, "Diabetes - a solução" Participei da primeira turma, embora, na ocasião, eu já dominasse bem as técnicas Lowcarb para controle da DB2.
Uma novidade boa que pude apreciar nesse curso foi a disciplina "Armadilha dos rótulos".
Ocorre que, nos rótulos de alimentos empacotados, há inúmeros recursos visando driblar o entendimento do usuário e a lei. Por exemplo, há um suplemento alimentar líquido, tipo iogurte, e em pó, em que na lata consta a informação "próprio para diabeticos"
Consultando os detalhes da grade nutricional daquele suplemento encontram-se X% de carbohidratos. Ora, essa quantide pode elevar a glicemia das 5 gramas normais para até xxxxx gramas. Uma pessoa DB2, provavelmente, irá sofrer as consequências dessa enorme quantidade de açúcar que vai ficar circulando no seu sangue.
É grande meu sentimento de gratidão a esses gigantes da saúde, aos quais devo minha saúde e imenso aprendizado de diversos aspectos relativos a nutrição.
É grande meu sentimento de gratidão a esses gigantes da saúde, aos quais devo minha saúde e imenso aprendizado de diversos aspectos relativos a nutrição.

No comments:
Post a Comment